Franz Liszt

Franz Liszt nasceu em Doborján, 22 de outubro de 1811 foi um compositor, pianista, maestro e professor e terciário franciscano húngaro do século XIX. Seu nome em húngaro é Liszt Ferenc.

Liszt ganhou fama na Europa durante o início do século XIX por sua habilidade como pianista virtuoso. Foi citado por seus contemporâneos como o pianista mais avançado de sua idade, e em 1840 ele foi considerado por alguns como, talvez, o maior pianista de todos os tempos. Liszt foi também um compositor bem conhecido e influente, professor e maestro. Ele foi um benfeitor para outros compositores, incluindo Richard Wagner, Hector Berlioz, Camille Saint-Saëns, Edvard Grieg e Aleksandr Borodin.

Como compositor, ele foi um dos representantes proeminentes da “Neudeutsche Schule” (“Nova Escola Alemã”). Deixou para trás um corpo extenso e diversificado de trabalho em que ele influenciou seus contemporâneos sobre o futuro e antecipou algumas ideias e tendências do século XX. Algumas de suas contribuições mais notáveis foram a invenção do poema sinfônico, desenvolvendo o conceito de transformação temática, como parte de suas experiências em forma musical e fazer rupturas radicais em harmonia. Ele também desempenhou um papel importante na popularização de uma grande variedade de música de transcrição para piano.

Ouça uma seleção com obras de Liszt. https://www.youtube.com/watch?v=lvfHYFjmG8I


História
Author: joao.rodrigues

Designer e apaixonado por música, eu estudo piano Erudito no conservatório Tucuruvi em São Paulo e criei este site para compartilhar conhecimento e documentar toda a minha evolução no instrumento.

Get Connected