Valentina Lisitsa

Hoje vamos falar de uma pianista que na minha opinião é o maior talento do piano moderno.

Nascida em Kiev em 1973, Valentina começou a tocar piano aos 3 anos, e com 4 anos deu o seu primeiro recital solo. Mas ao contrário de muitos prodígios musicais, Valentina não pensava numa carreira musical, ela sonhava ser jogadora profissional de xadrez.

Com pouco esforço Valentina passou no Conservatório de Kiev, onde ela conheceu o seu marido Alexei Kuznetsoff, que a fez pensar mais seriamente na sua carreira musical. Em 1991 eles ganharam o 1º prêmio na competição a duas mãos da fundação Murray Dranoff. Como pianista a solo, Lisitsa atuou em inúmeras prestigiadas salas como o Carnegie Hall e o Avery Fisher Hall de Nova Iorque, o Musikverein de Viena e o Concertgebouw de Amsterdã. Valentina atuou também com diversas orquestras como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo Brasil, a Orquestra Filarmónica da Nova Zelândia e a Orquestra de Câmara de Praga.

Lisitsa gravou oito álbuns para a Audiofon Record Company, bem como um DVD com 24 estudos de Chopin. Lançou ainda dois DVD, um com temas de e Liszt, bem como outro com Obras-primas de Ravel e Liszt, ambos foram lançados no outono de 2006. Valentina colaborou ainda com o grupo Horse the Band, na canção “Rare Escape”, do seu álbum Desperate Living. Em Agosto de 2011, apresentou-se no Festival Beethoven, no Rio de Janeiro e São Paulo, acompanhada da Orquestra Sinfônica de São Paulo.

 

Site: http://www.valentinalisitsa.com

Youtube: https://www.youtube.com/user/ValentinaLisitsa


História
Author: joao.rodrigues

Designer e apaixonado por música, eu estudo piano Erudito no conservatório Tucuruvi em São Paulo e criei este site para compartilhar conhecimento e documentar toda a minha evolução no instrumento.

Get Connected