Pianist Gergely Bogányi – who has objected to the poor quality of concert hall pianos – commissioned this instrument to correct pianos’ design flaws (Credit: Lázsló Járai)

Um piano desenvolvido pelo pianista Húngaro Gergely Bogányi tem um formato extremamente revolucionário e um design de encher os olhos. O pianista e hoje design de instrumentos deu uma entrevista ao site BBC do reino unido explicando como foi o processo de construção e concepção do instrumento.
Ele diz que por gerações os melhores pianistas do mundo tocaram os mesmos instrumentos e conseguiram resultados explêndidos com eles. Gergely teve um sonho revolucionário que parecia absolutamente impossível mas era realmente inspirador.

Ele e sua equipe combinaram forma e função de uma maneira inteiramente nova após anos de desenvolvimento. O seu objetivo era “servir” de maneira tradicional e nobre o som do piano e ao mesmo tempo ser verdadeiramente inovador.
Ele diz que o processo de evolução nunca vai parar e que não alcançou a perfeição mas sim uma outra dimensão com uma outra abordagem estética.

O piano Bogányi é certamente uma coisa extraordinária para o futuro, mas sua natureza radical vai muito além da estética visual.
“Desde o início, eu disse ao meu designer que eu gostaria de algo elegante e nobre, mas nada que simplesmente pareça um instrumento” Ele diz que é uma forma muito complexa por conta de não ter apenas um belo design afinal o piano precisa servir o que o público quer ouvir. Um som limpo e tradicional. É uma peça que além de encher os olhos transporta o fluxo musical necessário para ser espiritualmente inovador.

Leia o artigo em inglês – Clique aqui 

Veja um vídeo demonstrativo deste instrumento fabuloso.


Pianos
Author: joao.rodrigues

Designer e apaixonado por música, eu estudo piano Erudito no conservatório Tucuruvi em São Paulo e criei este site para compartilhar conhecimento e documentar toda a minha evolução no instrumento.

Get Connected